10 Dicas de Ouro Para Começar a Cultivar Orquídeas Com Sucesso. GRÁTIS!




Orquídeas

Segredos de Como Cuidar de Orquídeas Facilmente

Como cuidar de orquídeas e fazer suas orquídeas florirem todos os anos?

Eu sempre amei orquídeas e sempre que eu ganhava ou comprava uma orquídea linda e cheia de flores eu não sabia cuidar delas mantendo elas saudáveis e prontas para as próximas floradas.

Eu perdia minhas plantas após a primeira florada do mesmo jeito que vejo tantas outras pessoas falando que perdem também, elas começavam aparecer folhas amareladas ou manchas escuras, pragas e fungos debilitam minhas plantas e elas morriam. 😭

Depois que eu descobri alguns segredos nos cuidados com orquídeas eu comecei a ter minhas plantas bem bonitas e com flores de dar inveja. Dá gosto de ver. 😍

Hoje quero compartilhar alguns segredos com você também e você será capaz de cuidar das suas orquídeas também.

Eu descobri esses SEGREDOS depois que adquiri o Manual Passo A Passo, não sei se você conhece!

Com o Manual eu vou aprender a cuidar das minhas orquídeas?

Essa é a reação de quem comprou o Manual e agora tem as técnicas e segredos nos cuidados com orquídeas:

PARA VOCÊ TAMBÉM FAZER PARTE DO GRUPO DE PESSOAS QUE USAM AS TÉCNICAS DO MANUAL PASSO CLIQUE NESSE LINK ABAIXO:

➝ Clique Aqui e Conheça as Técnicas do Manual Passo A Passo

Preste bastante atenção, caso queira ter bons resultados com suas orquídeas e sucesso no cuidado com essas plantas tão exóticas e incrivelmente belas.

Você vai aprender, de uma maneira simples, técnicas fundamentais para que suas orquídeas se tornem lindas de exposição com flores de causar inveja, literalmente, aos olhos de quem for na sua casa! Hahaha

Eu vou falar nesse artigo sobre:

Quais são os tipos de orquídeas
• Materiais necessários para cultivar orquídeas
• Onde plantar orquídeas em vasos ou arvore?
• Qual substrato usar para plantar orquídeas
• Os 4 fatores essenciais de sobrevivência das orquídeas
• Como identificar e combater pragas e doenças
• Como adubar orquídeas

Então, quais são tipos de orquídeas?

É importante conhecer a sua planta e sua espécie para realmente saber cuidar dela. Inicialmente a primeira classificação das orquídeas se dá pelo tipo de crescimento na maioria das espécies.

Basicamente, elas podem ter o crescimento monopodial ou simpodial.

                           

Temos depois classificação das orquídeas por grupos de espécimes.

São elas, as orquídeas Epífitas:

Estas orquídeas são caracterizadas por usarem troncos de árvores e arbustos para se ancorarem, usando suas raízes, permitindo-lhes beneficiar de uma posição elevada, um acesso mais fácil à luz e tomar o gotejamento da umidade do tronco da árvore, enriquecido com húmus acumulado no córtex.

Depois as orquídeas Litófitas:

Muito poucas orquídeas são Litófitas. Elas são aquelas que usam as rochas e fendas de encostas rochosas para viver. Mesmo sendo encontradas nas rochas elas também podem ser cultivadas como as Epífitas em suportes.

E por fim as orquídeas terrestres:

As orquídeas terrestres são comuns em climas temperados. Elas crescem em cima do húmus e em cima de folhas acumuladas no chão da floresta. Estas se alimentam dos nutrientes encontrados na umidade da terra e nas folhas secas acumuladas no chão da floresta.

Quais são os materiais que precisa para cuidar de orquídeas?

Para cuidar das orquídeas vamos precisar de alguns materiais básicos imprescindíveis para poder reproduzir o ambiente ideal mais próximo possível de seu habitat natural.

(1) Vaso

Use um vaso novo e do mesmo tamanho para fazer o replante

(2) Substrato

Use um substrato especializado para orquídeas ou pode se usar uma mistura de vários materiais, como por exemplo: casca de coco, carvão vegetal, casca de ovo, pedras brita, etc…

(3) Agua

Depois de fazer o envasamento molhar a planta e deixar escorrer totalmente.

(4) Faca ou tesoura de poda

Faca ou tesoura de poda esterilizada para aparar folhas amarelas, raízes podres e segregar sua planta.

(5) Estacas (Bambu) e cordão

Pode-se usar uma estaca de bambu para segurar a planta até suas raízes se fixarem.

(6) Selador de Poda Ou Antifungico em pó

Evita fungos e sela a ferida que é feita nas folhas e caules durante a poda.

Onde plantar orquídeas em vaso ou arvore?

A maioria das orquídeas deve ser plantada em vasos ou troncos e arvores.

Ao plantar em vasos prefira os vasos de barro. Eles são porosos e drenam melhor a água. E isso evita o apodrecimento das raízes.

Existem espécies de orquídeas que ficam suspensas em vasos de plástico ou madeira e suas raízes ficam livres mantendo contato direto com bastante luz e ventilação.

A familia das vandas engloba várias orquídeas, entre elas: as do gênero Mokara, Renanthera, Rhynchostylis, Ascocentrum, entre outras.

Qual substrato usar para plantar orquídeas

O substrato pode ser encontrado pronto numa mistura de fibras orgânicas e materiais inorgânicos.

Chamamos de substrato o meio físico onde as orquídeas se fixam, servindo de suporte.

O substrato ideal para orquídeas epífitas, ou seja, aquelas que na natureza vivem em árvores, tem que permitir que suas raízes recebam boa umidade e aeração.

O substrato para orquídeas deve ser formado por um material ou uma mistura de vários materiais, orgânicos(casca de pinus, musgo esfagno, etc…) e minerais(pedra brita, carvão, etc…)

Os 4 fatores essenciais de sobrevivência das orquídeas

Devemos considerar 4 fatores essenciais para se cultivar as orquídeas, são eles abaixo:

(1) Luminosidade

A maioria das orquídeas não gostam da luz solar direta e na natureza elas se abrigam em locais onde haja uma intermitência da luz solar. Isso acontece através das folhagens das copas das arvores que ao se movimentarem cria essa intermitência e luz filtrada.

(2) Temperatura

A maior parte das orquídeas prefere uma temperatura em torno de 15 a 25 graus centígrados. No entanto, toleram temperaturas mais altas ou mais baixas, desde que por pouco tempo.

A temperatura é um fator importante para a floração das orquídeas. Elas são acostumadas a sofrerem essa variação de temperatura, durante o dia mais quente e durante a noite mais frio.

(3) Ventilação

A natureza proporciona uma ventilação natural e favorável para as orquídeas.

Então, tentar reproduzir esse ambiente para as orquídeas dentro de nossas casas é importante.

Umidade e calor excessivo devem ser amenizados usando uma brisa constante de forma branda. Pode se abrir a janela ou usar um ventilador caso esteja num local muito quente, principalmente no verão.

(4) Umidade

A média de umidade do ar para as orquídeas devem estar em torno de uns 50% já que elas captam a agua que necessitam através do ar. Portanto as orquídeas necessitam de ar úmido, apesar de que depende de cada tipo de espécie.

Uma dica é colocar cascalhos na bandeja e manter eles molhados.

Como identificar e combater pragas e doenças

O pesadelo para todo e qualquer cultivador de orquídeas são as pragas e as doenças que aparecem e compromete a beleza e a saúde das plantas e nem sempre sabemos como eliminar.

A planta no seu habitat natural dificilmente é acometida por insetos e pragas como são em ambientes domésticos, que muitas vezes não tem todos os nutrientes e defensivos naturais comuns que elas tem na natureza.

Veja abaixo algumas das muitas pragas e doenças que podem atacar as orquídeas e levar a planta a morte.

Podridão Negra
A causa da podridão negra é por um fungo branco altamente agressivo, surgem em períodos de muita umidade e penetra na planta pela raiz ou colo da planta.

Pulgões
Esses insetos alados são sugadores da seiva da planta e tem uma extrema capacidade de reprodução. Podem ter a coloração, verde amarelo, pardo ou negro.

Cochonilhas
São insetos sugadores de cor branca ou parda. Existem dezenas de espécies dessa praga e causam enormes estragos nas orquídeas.

Lesmas e Caracóis
Essa praga faz um verdadeiro estrago nas plantas atacando principalmente os botões e pontas das raizes.

Ácaros
Da mesma forma que outras pragas, a sua identificação se dará pelos estragas que eles deixam na sua orquídea já que falamos aqui sobre um ser microscópio.

COM O MANUAL PASSO-A-PASSO VOCÊ IDENTIFICA 26 TIPOS DE PRAGAS E DOENÇAS E APRENDE A COMBATER CADA UMA DELAS.

➝ Clique aqui e identifique 26 tipos de pragas e doenças e como combater cada uma delas

Como adubar orquídeas

Na natureza as orquídeas acumulam grande quantidade de detritos orgânicos em suas touceiras e com a simbiose de fungos, bactérias, insetos e a ação da umidade, calor e luz do sol, ocorre a decomposição e transformação destes componentes orgânicos em alimentos essenciais para as plantas.

Por esse motivo em nossas casas devemos reproduzir um ambiente mais próximo possível ao seu habitat natural.

Toda planta necessita de 14 a 17 elementos químicos para ter uma vida saudável. Três destes elementos elas dependem bem mais.

São o nitrogênio, o fósforo e o potássio. Cálcio, magnésio e enxofre ela também precisa em quantidade razoáveis. Por isso, o grupo destes 6 elementos químicos é chamado de macro-nutrientes.

Outros elementos são também necessários, mas em proporção bem menores. Daí serem denominados micronutrientes. Entre eles citamos o boro, o zinco, o ferro, o magnésio e o cobre.

Adubo Orgânico
É aquele cujos elementos químicos são provenientes da decomposição de matéria de origem animal ou vegetal. É o caso dos estercos, compostos, farinhas e tortas, como a torta de mamona, por exemplo.

Adubos Inorgânicos
A partir do símbolo químico dos 3 elementos mais exigidos por qualquer planta, generalizou-se o nome do mais famoso adubo químico: NPK.

Plantas Adultas
Fertilizante líquido NPK 18-18-18 ou 20-20-20, diluído em água nas proporções indicadas pelo fabricante e pulverizado sobre as folhas.

Plantas Novas
Fertilizante líquido NPK 30-10-10, diluído em água nas proporções indicadas pelo fabricante e pulverização sobre as folhas.

Na Época Da Florada
Fertilizante líquido NPK 30-10-10, ou 10-30-20, a ser diluído em água nas proporções indicadas pelo fabricante, e pulverizado nas folhas a partir do surgimento das espatas (botões) até o final da floração.

O Aldo criou um PASSO A PASSO completo para você que ama orquídeas e necessita saber todas as técnicas e segredos no cultivo das orquídeas. Com isso você vai ter orquídeas lindas e saudáveis, florindo todos os anos como as minhas e de tantas outras pessoas que estão usando o PASSO A PASSO de Como Cuidar de Orquídeas.

Garantia de 07 dias (ou ama o manual ou ele devolve o dinheiro!)

Caso você tenha interesse em ter suas orquídeas lindas e cheias de flores todos os anos clica no link abaixo e adquira o seu manual completo com todas as técnicas e segredos nos cuidados com orquídeas.

Bjs e até a próxima! 😘😘

➝ Clique aqui e conheça as Técnicas do Manual Passo A Passo

Sobre o Autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.